Matricule-se já

sábado, 7 de fevereiro de 2009

ELEIÇÕES NO CONSELHO TUTELAR


Os últimos ajustes para as eleições dos conselheiros tutelares, que será realizada no próximo domingo (08), foram acertados hoje durante uma reunião entre os candidatos, a secretária municipal da Assistência Social Graça Amorim e o pessoal de apoio que trabalhará durante o pleito. A reunião aconteceu na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, onde foram esclarecidas as dúvidas sobre locais e seções de votação, além dos procedimentos a serem adotados no dia.
"Todas as pessoas envolvidas no processo eleitoral participaram de treinamento no Tribunal Regional Eleitoral e receberam esclarecimentos sobre todos os procedimentos das eleições. Acredito que será um pleito tranqüilo, a julgar pela reunião que tivemos hoje. O pessoal está bem preparado e os candidatos estão com a campanha na rua, num processo muito calmo e transparente", disse a secretária Graça Amorim.
A eleição do próximo domingo (08) vai eleger 10 conselheiros tutelares em Teresina para um mandato que é regido por lei federal, devendo ser renovado a cada três anos. Em Teresina existem atualmente dez conselheiros tutelares titulares, cinco em cada conselho, mas esse número passará a 15 com a eleição deste domingo (08).
Graça Amorim alerta para a importância da participação dos eleitores na votação. "Todos os eleitores de Teresina estão aptos a votar. ara descobrir o local de votação basta consultar as listas espalhadas nos órgãos públicos da cidade. É importante o comparecimento de todos,afinal, o conselho tutelar tem uma missão fundamental para garantir os direitos da criança e do adolescente", ressalta, acrescentando que o zelo pelo cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizando atendimento dos casos de violação desses direitos, por meios de negligência, discriminação, exploração ou violência é a principal missão do Conselho Tutelar.
CONSELHO TUTELAR
Os Conselhos são criados através de lei municipal e cada município deve ter, pelo menos, um conselho. O trabalho do Conselheiro Tutelar é feito através do acompanhamento da situação da sua região, podendo requisitar serviços públicos da área de saúde, educação, assistência social, segurança, previdência e trabalho para executar o atendimento.
Além da secretária Graça Amorim, a promotora do Centro de Apoio às Promotorias da Infância do Estado do Piauí, Terezinha Borges, vai fiscalizar as seções durante todo o pleito do dia 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário